ACELERE SEU NEGÓCIO
Num momento de tantas incertezas, não há soluções mágicas! É necessário olhar de forma estratégica para o cenário, para seu negócio e para suas habilidades. Fazer isso sob a orientação de uma profissional com anos de experiência em inteligência de mercado e inteligência competitiva pode ser uma das formas mais produtivas para alavancar ou transformar positivamente seu negócio.
Da segmentação ao modelo de negócios! Chega de tomar decisões apenas intuitivas ou baseadas em achismos! Com este curso você aprende a usar técnicas de inteligência de mercado e ferramentas de marketing estratégico para acelerar seu negócio e apoiar suas decisões. Perfeito para quem deseja alcançar vantagem competitiva e potencializar vendas através de uma melhor compreensão do mercado, da concorrência, dos seus clientes e da definição de um posicionamento estratégico. E para quem deseja identificar de maneira assertiva o potencial do seu mercado e seu público-alvo antes de abrir um negócio próprio. Da teoria à prática, aprenda a aplicar essas poderosas ferramentas de estratégia em seu negócio.
Por que fazer este curso? Chega de tomar decisões baseadas em suposições! Conheça e entenda a o mercado que você atua ou deseja atuar, além de definir a estratégia de atuação e o plano do seu negócio.Transforme dados em informações relevantes para o seu negócio (atual ou futuro) e direcione decisões. Nosso curso ajuda você a direcionar seu planejamento estratégico, sua comunicação e ações de marketing para trazer retornos positivos e acelerar seu negócio.
A quem se destina? A quem já tem um negócio ou para quem ainda vai abri-lo. Ao varejo de moda, beleza, consultoras de imagem, empreendedores e profissionais de áreas da economia criativa,.
Conteúdo
Introdução
- Diferença entre inteligência de mercado, inteligência competitiva e pesquisa de mercado.
- Como fazer inteligência de mercado em todas as fases do seu negócio, seja ele uma ideia ou já em operaçã
Passo 1: Qual seu público?
- Dados Demográficos: como coletar e analisá-los.
- Pesquisa de Segmentação: como identificar de maneira assertiva os clientes do seu negócio ou o cliente potencial do negócio que você vai abrir.
- Criação de Persona(s) ara amparar o relacionamento com seus clientes.
Passo 2: Como está o mercado?
- Entenda a sua concorrência: inteligência competitiva.
- Por que e como fazer.
- Como identificar o mercado potencial do seu negócio através de análise da concorrê
- Etapas do ciclo da inteligência competitiva: definição de cenários e objetivos, coleta e análise de dados, como transformar dados em inteligência, ferramentas estratégicas de análises.
Passo 3: Qual é a sua estratégia?
- Estratégia genérica de competiçã
- Porta de entrada.
- Como traçar sua estraté
- Planejamento: para onde quero ir no curto, médio e longo prazo?
- Posicionamento estraté Qual o seu?
- Definição de diferencial estratégico: combinação de única de valores.
- Como você gostaria que a sua empresa fosse percebida pelos seus clientes? Como você gostaria que eles se sentissem?
Passo 4: Qual seu modelo de negócios?
- Business Model Canvas
- Conclusões, recomendações e ações.
Observações:
- Dúvidas serão tiradas por e-mail durante o período do curso.
- Atividades extras após as aulas são importantes para a sequência dos mó
AULA SEGMENTAÇÃO NOVOS PÚBLICOS
Em tempos como o de agora, é importante estar aberto a novos públicos, principalmente para o mercado de moda, beleza e imagem pessoal. Grupos diferentes de pessoas tem características diversas e por isso, consomem de maneira diferente, muitas vezes mesmo tendo a mesma faixa-etária. Além de estarmos na era digital, que foi acelerada em muitas vertentes com a pandemia.Por isso, uma definição mais assertiva dos clientes e potenciais clientes do seu negócio, ajuda na base da estratégia do seu negócio, inclusive a alcançar vantagem competitiva e até a alavancar vendas.
Por que fazer esta aula? Compreender e identificar quem é seu cliente, é a base de qualquer estratégia e modelo de negócios, além de ajudar a direcionar ações de comunicação, marketing, vendas e relacionamento de uma maneira mais assertiva. Nesta aula, vamos ampliar seu repertório em relação a grupos de pessoas que estão emergindo como novos públicos influentes na era digital, tendo como base a teoria do Marketing 4.0, de Philip Kotler.
A quem se destina? A quem já tem um negócio ou para quem ainda vai abri-lo. Ao varejo de moda, beleza, consultoras de imagem, empreendedores, profissionais de áreas da economia criativa ou curiosos sobre o assunto.
Conteúdo
- Introdução a Segmentação de cliente
- Segmentação para o público 60+
- Novos públicos influentes: sub-culturas digitais
- JMN: Jovens, Mulheres e Netizens
- Jovens e Gerações
Aulas
Módulo 01 – Acelere Seu Negócio
- Aula 01
- Aula 02
- Aula 03
- Aula 04
Módulo 02 – Branding
Módulo 03 – Novos Públicos
Módulo 04 – Material de Apoio
Docentes
Ana Vaz
Consultora, autora (com mais de 70 mil cópias vendidas), docente e palestrante das áreas de imagem pessoal e profissional, estilo, moda e etiqueta, Ana possui clientes atendidos no Brasil, Inglaterra e México, países onde viveu e trabalhou – entre seus clientes corporativos estão Natura, Grupo Boticário, Unilever, Porto Seguro, Dow Química e SESC. Sua formação abrangente e variada, aliada à sua atuação profissional nas áreas de comunicação e marketing em empresas de grande porte (Coca-Cola/Spaipa, ACNielsen, Grupo Saint Gobain), bem como sua aproximação com o varejo de moda, permitem que compreenda de forma privilegiada as necessidades de seus clientes e alunos
Bruna Guadaim
Administradora, especialista em inteligência competitiva e consultora de imagem, Bruna é graduada em Administração de Empresas pela FAAP, pós- graduada em Marketing pela University of California-Berkeley, EUA e pela ESPM-SP. É formada em Styling pelo FIT NY – Fashion Institute Of Technology; e em Consultoria de Imagem e Estilo Feminino e Masculino, e em Análise de Cores pela Butique de Cursos Ana Vaz. Atuou por 10 anos em multinacionais na área de Pesquisa e Inteligência de Mercado, com passagens pelo grupo LVMH do Brasil (Louis Vuitton Moët Hennessy), Comcast Spotlight (EUA), IPSOS e John Deere. Hoje atua na área de Consultoria de Imagem & Estilo, Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado para indivíduos e empresas.
Camila Dalla Costa
Jornalista, especialista em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Atuação na área de criatividade, planejamento estratégico de comunicação, bem como produção e revisão de conteúdo para companhias nacionais e internacionais. Mais de 10 anos de experiência em teatro e cinema, cujo conhecimento resultou em técnicas específicas de treinamento, individual e coletivo, em comunicação e expressão. Atualmente integra o time de comunicação da Química Amparo, responsável pela marca Ypê, de produtos de limpeza. Integrou ainda o time de comunicação da Elektro, distribuidora de energia eleita seis vezes a melhor empresa para se trabalhar no Brasil (GPTW).
Camila Mundell
Atriz, cromoterapeuta e consultora de imagem, Camila atua hoje como consultora e palestrante ao lado de estilistas renomados como Glória Coelho e Fabiana Millazzo. Bacharel em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena e em História da Arte, trabalhou 8 anos como atriz e professora de teatro. Especializada no método Meisner de atuação, foi aluna e trabalhou com Steven Ditmeyer, que dirigiu Alec Baldwin e Al Pacino. Estudou cinema no Studio Fátima Toledo. Estudiosa da história da arte, Camila trabalhou com Elisa Ohtake e se aprofundou na linguagem da escultura e da performance. Formada em Cromoterapia e no pelo Instituto Atman, com uma extensão para estudar o tema com monges do Cambodja. Formada em Consultoria de imagem pela École Brasil.
Carla Marks
Especialista em Visual Merchandising e Vitrinismo Pós-graduada em Gerenciamento de Marketing com 17 anos de experiência no varejo de moda e lar têxtil adquirida em conceituadas empresas do mercado nacional como Pernambucanas, Siberian, Crawford e MMartan. Colunista colaborativa do maior portal de Visual Merchandising, Marketing, Moda e Varejo do país: o site MMdaModa. Atualmente está à frente de sua consultoria de Visual Merchandising e Vitrinismo oferecendo uma variedade de serviços para lojistas que vão desde à elaboração de projetos de reforma de lojas até trabalho prático de organização do ponto de venda voltado para a melhor apresentação e valorização dos produtos alinhado ao conceito e público alvo da marca. Além de promover e ministrar palestras, workshops e mentoria.
Caline Magliato
Jornalista especializada em moda, pós-graduada em Madri, Espanha, e mestranda em Gestão de Negócios pela Fia. Há 18 anos no mercado, é coordenadora da pós-graduação de Marketing e Comunicação de Moda do IED e docente de Marketing Digital, Planejamento Estratégico de Comunicação e Gestão e Criação de Conteúdo Digital no Istituto Europeo di Design. Atua como consultora estratégica de marketing de conteúdo para pequenas e médias empresas. Foi gerente de conteúdo da Dafiti, maior e-comerce de moda da América Latina. Trabalhou para as edições espanholas das revistas Vogue e InStyle, como diretora de comunicação da marca Del Pozo (ainda na Espanha) e na redação do Grupo Estado, em São Paulo. Foi editora assistente na revista Manequim, Editora Abril, e repórter de moda na revista Glamour, Edições Globo Condé Nast. Atuou em rádio, jornais, revistas, sites, TV e assessorias de imprensa. É autora do livro digital Moda em Pauta.
Mestre em Multimeios pela Unicamp e Bacharel em História pela Unesp, com estudo sobre Figurino, Moda e Comunicação é também consultora de imagem formada pela Butique de Cursos Ana Vaz e cofundadora da empresa Entrelinhas Consultoria.
Juliana Bicudo
Consultora de Imagem e Estilo pelo Senac de Campinas e especializada em Personal Shopping pelo IED, Istituto Europeo di Design, de Madri. Atua a 4 anos como Personal Shopper na TOPSHOP em Vancouver, no Canadá onde teve a oportunidade de atender centenas de clientes e treinar outros Personal Shoppers além de se tornar uma profunda conhecedora do varejo de moda. Como consultora particular atende clientes das mais diversas nacionalidades e culturas. Originalmente formada em Relações Internacionais pela Facamp de Campinas Juliana descobriu seu lugar no mundo dentro da imagem e estilo tema que a fascina desde 2013.
Juliana Lopes
Jornalista, professora, consultora e pesquisadora de moda. Morou na Itália 8 anos, cobriu como jornalista do FFW e UOL os desfiles da Semana de Moda de Milão e Semana de Moda de Paris. Escreve para publicações como Vogue, Harper’s Bazaar e Elle. Atuou como pesquisadora de tendências na Europa para o portal Use Fashion em feiras do setor como Lineapelle, Pitti Filati, Pitti Uomo, Milano Unica, Micam e Mipel. Foi docente de Moda Contemporânea e Tendências no IED de Milão; e é atualmente docente de Imagem de Moda e Lifestyle & Trends do IED de São Paulo.
Justine Armani
Graduanda em Licenciatura em Pedagogia – Universidade Claretiano Pós-Graduada em Negócios e Varejo de Moda – Universidade Anhembi Morumbi. Pós-graduada em Psicologia, Moda e Comportamento do Consumidor – UNIARA. Docente da área de Moda do SENAC- Campinas. Consultora de Estilo & Imagem e Coloração Pessoal. Atua como docente nos cursos técnicos e livres da área de moda do SENAC- Campinas, entre eles: Planejamento e desenvolvimento de Coleções, Consultoria de Imagem, Produção de Moda, Estilismo, Marketing e Imagem Pessoal, Como Desenvolver Sua Imagem e Estilo Pessoal, Criação de Moda Infantil, entre outros. Especializada em Consultoria de Estilo & Imagem Pessoal e Análise de Cores pela: Ana Vaz Consultores e associados -Ltda- 2008 e também em Criação de produtos, com curso especializado na Arts Of Fashion Foundation – Fashion & Surface– San Francisco – California – EUA, com estilistas da Maison Margiela – Aurore Thibout e Laurence Teillet. Atua também como Produtora de Moda em editoriais realizados para revistas, catálogos, desfiles, figurinos e TVs.
Marcos Vaz
Sócio Diretor da O.N.E. Sustentabilidade, empresa de consultoria orientada à criação de oportunidades de negócios fundamentados na sustentabilidade. Possui mais de vinte e cinco anos de experiência na liderança de processos de sustentabilidade e inovação em empresas de grande porte no Brasil, Reino Unido e México. Foi diretor de Sustentabilidade da Natura Cosméticos, vice-presidente do Board da Union for Ethical Bio Trade (UEBT) e membro do Comitê Diretivo da iniciativa Caring for Climate do Pacto Global das Nações Unidas. É Engenheiro Químico pela Unicamp com MBA pela Fundação Dom Cabral e cursos de extensão no MIT e na Harvard Business School.
Mariane Cara
Semioticista Comercial e Estrategista Cultural com Doutorado e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especialização em ciências da mídia (HBK-BS/Alemanha), Mariane possui mais de 20 anos de experiência em comunicação visual, planejamento estratégico e pesquisa de tendências e desde 2013 está à frente da Comunicara, realizando projetos de semiótica aplicada e estratégia cultural para marcas nacionais e globais. Na área de formação profissional, ministra workshops e palestras, participa de encontros e congressos internacionais apresentando análises semióticas que retratam as questões emergentes do mercado brasileiro e é docente em cursos de pós graduação em Comunicação e Marketing. Clientes e parcerias de pesquisa: Rede Globo, Natura, Nubank, Ipsos Group, Ginger Strategic Research, Kyra Insights, Kantar Group, Touch Branding, Suba Junto, Semiotica Studio e diversos institutos internacionais de pesquisa de mercado.
Mariana Herman
Graduada em Propaganda e Publicidade. Pós-graduada em Ciências do Consumo Aplicadas, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e Consultora de Imagem, formada na Butique Ana Vaz. Com mais de 10 anos de atuação na área de marketing e digital, em grandes multinacionais, desde o segmento de bebidas até o semento de higiene e beleza.
Miram Lima
Psicanalista com vasta experiência clínica, publicou artigos em conceituados livros e periódicos na área. Participou ativamente de congressos no Brasil e exterior. Fundou e participou durante vinte anos do Aleph Escola de Psicanálise, instituição lacaniana mineira, reconhecida internacionalmente, que tem por objetivo a formação de psicanalistas. Especialista em Gestão da Imagem com foco no autoconhecimento, Miriam é idealizadora do Método Interno. Possui experiência em negócios de moda. Participou como expositora do Minas Trend e Salão Casa Moda.
Paula Hubner
Mestranda em Têxtil e Moda pela USP, pós-graduada em Comunicação e Cultura de Moda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é Designer de Moda graduada pelo Centro Universitário Senac e como Técnico em Vestuário pelo Senai. Especializada em Consultoria de Imagem pela Escola Panamericana de Artes, atua como Consultora de Imagem Pessoal e também como Cool Hunter e Consultora Técnica para marcas de moda. Profissional com experiência em empresas como Olympikus, Fórum, Atelier Agatha Felix, Kila Calçados e SENAC .
Tayna Rubbo
Comunicóloga, com habilitação em Relações Públicas, com mais de 10 anos de experiência na área comercial para empreendedoras. Especializada em Gestão de Vendas, atua como Mentora de Negócios e fundadora do Empreendedora 360°
Thais Possobom
Comunicóloga, bacharel em publicidade e propaganda pela PUC Campinas. Pós-graduada em Negócios da Moda e Varejo pela Anhembi Morumbi, com extensão em Cool Hunting e Inovação pela Inova Business School. Trabalha com comunicação desde 2010, tendo passado tanto por agências e assessorias, quanto pelo departamento de marketing de grandes empresas, como a Robert Bosch e o Grupo Boticário. Já esteve à frente da comunicação da marca americana Revlon, sendo responsável pela gestão da marca no mercado brasileiro. Desde 2017 trabalha como consultora de branding para pequenos negócios da moda e áreas criativas através da Ânima Fashion.
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