Em tempos como o de agora, é importante estar aberto a novos públicos, principalmente para o mercado de moda, beleza e imagem pessoal. Grupos diferentes de pessoas tem características diversas e por isso, consomem de maneira diferente, muitas vezes mesmo tendo a mesma faixa-etária. Além de estarmos na era digital, que foi acelerada em muitas vertentes com a pandemia.Por isso, uma definição mais assertiva dos clientes e potenciais clientes do seu negócio, ajuda na base da estratégia do seu negócio, inclusive a alcançar vantagem competitiva e até a alavancar vendas.
Por que fazer esta aula? Compreender e identificar quem é seu cliente, é a base de qualquer estratégia e modelo de negócios, além de ajudar a direcionar ações de comunicação, marketing, vendas e relacionamento de uma maneira mais assertiva. Nesta aula, vamos ampliar seu repertório em relação a grupos de pessoas que estão emergindo como novos públicos influentes na era digital, tendo como base a teoria do Marketing 4.0, de Philip Kotler.
A quem se destina? A quem já tem um negócio ou para quem ainda vai abri-lo. Ao varejo de moda, beleza, consultoras de imagem, empreendedores, profissionais de áreas da economia criativa ou curiosos sobre o assunto.
Conteúdo
- Introdução a Segmentação de cliente
- Segmentação para o público 60+
- Novos públicos influentes: sub-culturas digitais
- JMN: Jovens, Mulheres e Netizens
- Jovens e Gerações
Aulas
Módulo 01 – Novos Públicos
Módulo 02 – Material de Apoio
Docentes
Ana Vaz
Consultora, autora (com mais de 70 mil cópias vendidas), docente e palestrante das áreas de imagem pessoal e profissional, estilo, moda e etiqueta, Ana possui clientes atendidos no Brasil, Inglaterra e México, países onde viveu e trabalhou – entre seus clientes corporativos estão Natura, Grupo Boticário, Unilever, Porto Seguro, Dow Química e SESC. Sua formação abrangente e variada, aliada à sua atuação profissional nas áreas de comunicação e marketing em empresas de grande porte (Coca-Cola/Spaipa, ACNielsen, Grupo Saint Gobain), bem como sua aproximação com o varejo de moda, permitem que compreenda de forma privilegiada as necessidades de seus clientes e alunos
Bruna Guadaim
Administradora, especialista em inteligência competitiva e consultora de imagem, Bruna é graduada em Administração de Empresas pela FAAP, pós- graduada em Marketing pela University of California-Berkeley, EUA e pela ESPM-SP. É formada em Styling pelo FIT NY – Fashion Institute Of Technology; e em Consultoria de Imagem e Estilo Feminino e Masculino, e em Análise de Cores pela Butique de Cursos Ana Vaz. Atuou por 10 anos em multinacionais na área de Pesquisa e Inteligência de Mercado, com passagens pelo grupo LVMH do Brasil (Louis Vuitton Moët Hennessy), Comcast Spotlight (EUA), IPSOS e John Deere. Hoje atua na área de Consultoria de Imagem & Estilo, Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado para indivíduos e empresas.
Camila Dalla Costa
Jornalista, especialista em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Atuação na área de criatividade, planejamento estratégico de comunicação, bem como produção e revisão de conteúdo para companhias nacionais e internacionais. Mais de 10 anos de experiência em teatro e cinema, cujo conhecimento resultou em técnicas específicas de treinamento, individual e coletivo, em comunicação e expressão. Atualmente integra o time de comunicação da Química Amparo, responsável pela marca Ypê, de produtos de limpeza. Integrou ainda o time de comunicação da Elektro, distribuidora de energia eleita seis vezes a melhor empresa para se trabalhar no Brasil (GPTW).
Camila Mundell
Atriz, cromoterapeuta e consultora de imagem, Camila atua hoje como consultora e palestrante ao lado de estilistas renomados como Glória Coelho e Fabiana Millazzo. Bacharel em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena e em História da Arte, trabalhou 8 anos como atriz e professora de teatro. Especializada no método Meisner de atuação, foi aluna e trabalhou com Steven Ditmeyer, que dirigiu Alec Baldwin e Al Pacino. Estudou cinema no Studio Fátima Toledo. Estudiosa da história da arte, Camila trabalhou com Elisa Ohtake e se aprofundou na linguagem da escultura e da performance. Formada em Cromoterapia e no pelo Instituto Atman, com uma extensão para estudar o tema com monges do Cambodja. Formada em Consultoria de imagem pela École Brasil.
Carla Marks
Especialista em Visual Merchandising e Vitrinismo Pós-graduada em Gerenciamento de Marketing com 17 anos de experiência no varejo de moda e lar têxtil adquirida em conceituadas empresas do mercado nacional como Pernambucanas, Siberian, Crawford e MMartan. Colunista colaborativa do maior portal de Visual Merchandising, Marketing, Moda e Varejo do país: o site MMdaModa. Atualmente está à frente de sua consultoria de Visual Merchandising e Vitrinismo oferecendo uma variedade de serviços para lojistas que vão desde à elaboração de projetos de reforma de lojas até trabalho prático de organização do ponto de venda voltado para a melhor apresentação e valorização dos produtos alinhado ao conceito e público alvo da marca. Além de promover e ministrar palestras, workshops e mentoria.
Caline Magliato
Jornalista especializada em moda, pós-graduada em Madri, Espanha, e mestranda em Gestão de Negócios pela Fia. Há 18 anos no mercado, é coordenadora da pós-graduação de Marketing e Comunicação de Moda do IED e docente de Marketing Digital, Planejamento Estratégico de Comunicação e Gestão e Criação de Conteúdo Digital no Istituto Europeo di Design. Atua como consultora estratégica de marketing de conteúdo para pequenas e médias empresas. Foi gerente de conteúdo da Dafiti, maior e-comerce de moda da América Latina. Trabalhou para as edições espanholas das revistas Vogue e InStyle, como diretora de comunicação da marca Del Pozo (ainda na Espanha) e na redação do Grupo Estado, em São Paulo. Foi editora assistente na revista Manequim, Editora Abril, e repórter de moda na revista Glamour, Edições Globo Condé Nast. Atuou em rádio, jornais, revistas, sites, TV e assessorias de imprensa. É autora do livro digital Moda em Pauta.
Mestre em Multimeios pela Unicamp e Bacharel em História pela Unesp, com estudo sobre Figurino, Moda e Comunicação é também consultora de imagem formada pela Butique de Cursos Ana Vaz e cofundadora da empresa Entrelinhas Consultoria.
Juliana Bicudo
Consultora de Imagem e Estilo pelo Senac de Campinas e especializada em Personal Shopping pelo IED, Istituto Europeo di Design, de Madri. Atua a 4 anos como Personal Shopper na TOPSHOP em Vancouver, no Canadá onde teve a oportunidade de atender centenas de clientes e treinar outros Personal Shoppers além de se tornar uma profunda conhecedora do varejo de moda. Como consultora particular atende clientes das mais diversas nacionalidades e culturas. Originalmente formada em Relações Internacionais pela Facamp de Campinas Juliana descobriu seu lugar no mundo dentro da imagem e estilo tema que a fascina desde 2013.
Juliana Lopes
Jornalista, professora, consultora e pesquisadora de moda. Morou na Itália 8 anos, cobriu como jornalista do FFW e UOL os desfiles da Semana de Moda de Milão e Semana de Moda de Paris. Escreve para publicações como Vogue, Harper’s Bazaar e Elle. Atuou como pesquisadora de tendências na Europa para o portal Use Fashion em feiras do setor como Lineapelle, Pitti Filati, Pitti Uomo, Milano Unica, Micam e Mipel. Foi docente de Moda Contemporânea e Tendências no IED de Milão; e é atualmente docente de Imagem de Moda e Lifestyle & Trends do IED de São Paulo.
Justine Armani
Graduanda em Licenciatura em Pedagogia – Universidade Claretiano Pós-Graduada em Negócios e Varejo de Moda – Universidade Anhembi Morumbi. Pós-graduada em Psicologia, Moda e Comportamento do Consumidor – UNIARA. Docente da área de Moda do SENAC- Campinas. Consultora de Estilo & Imagem e Coloração Pessoal. Atua como docente nos cursos técnicos e livres da área de moda do SENAC- Campinas, entre eles: Planejamento e desenvolvimento de Coleções, Consultoria de Imagem, Produção de Moda, Estilismo, Marketing e Imagem Pessoal, Como Desenvolver Sua Imagem e Estilo Pessoal, Criação de Moda Infantil, entre outros. Especializada em Consultoria de Estilo & Imagem Pessoal e Análise de Cores pela: Ana Vaz Consultores e associados -Ltda- 2008 e também em Criação de produtos, com curso especializado na Arts Of Fashion Foundation – Fashion & Surface– San Francisco – California – EUA, com estilistas da Maison Margiela – Aurore Thibout e Laurence Teillet. Atua também como Produtora de Moda em editoriais realizados para revistas, catálogos, desfiles, figurinos e TVs.
Marcos Vaz
Sócio Diretor da O.N.E. Sustentabilidade, empresa de consultoria orientada à criação de oportunidades de negócios fundamentados na sustentabilidade. Possui mais de vinte e cinco anos de experiência na liderança de processos de sustentabilidade e inovação em empresas de grande porte no Brasil, Reino Unido e México. Foi diretor de Sustentabilidade da Natura Cosméticos, vice-presidente do Board da Union for Ethical Bio Trade (UEBT) e membro do Comitê Diretivo da iniciativa Caring for Climate do Pacto Global das Nações Unidas. É Engenheiro Químico pela Unicamp com MBA pela Fundação Dom Cabral e cursos de extensão no MIT e na Harvard Business School.
Mariane Cara
Semioticista Comercial e Estrategista Cultural com Doutorado e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especialização em ciências da mídia (HBK-BS/Alemanha), Mariane possui mais de 20 anos de experiência em comunicação visual, planejamento estratégico e pesquisa de tendências e desde 2013 está à frente da Comunicara, realizando projetos de semiótica aplicada e estratégia cultural para marcas nacionais e globais. Na área de formação profissional, ministra workshops e palestras, participa de encontros e congressos internacionais apresentando análises semióticas que retratam as questões emergentes do mercado brasileiro e é docente em cursos de pós graduação em Comunicação e Marketing. Clientes e parcerias de pesquisa: Rede Globo, Natura, Nubank, Ipsos Group, Ginger Strategic Research, Kyra Insights, Kantar Group, Touch Branding, Suba Junto, Semiotica Studio e diversos institutos internacionais de pesquisa de mercado.
Mariana Herman
Graduada em Propaganda e Publicidade. Pós-graduada em Ciências do Consumo Aplicadas, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e Consultora de Imagem, formada na Butique Ana Vaz. Com mais de 10 anos de atuação na área de marketing e digital, em grandes multinacionais, desde o segmento de bebidas até o semento de higiene e beleza.
Miram Lima
Psicanalista com vasta experiência clínica, publicou artigos em conceituados livros e periódicos na área. Participou ativamente de congressos no Brasil e exterior. Fundou e participou durante vinte anos do Aleph Escola de Psicanálise, instituição lacaniana mineira, reconhecida internacionalmente, que tem por objetivo a formação de psicanalistas. Especialista em Gestão da Imagem com foco no autoconhecimento, Miriam é idealizadora do Método Interno. Possui experiência em negócios de moda. Participou como expositora do Minas Trend e Salão Casa Moda.
Paula Hubner
Mestranda em Têxtil e Moda pela USP, pós-graduada em Comunicação e Cultura de Moda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é Designer de Moda graduada pelo Centro Universitário Senac e como Técnico em Vestuário pelo Senai. Especializada em Consultoria de Imagem pela Escola Panamericana de Artes, atua como Consultora de Imagem Pessoal e também como Cool Hunter e Consultora Técnica para marcas de moda. Profissional com experiência em empresas como Olympikus, Fórum, Atelier Agatha Felix, Kila Calçados e SENAC .
Tayna Rubbo
Comunicóloga, com habilitação em Relações Públicas, com mais de 10 anos de experiência na área comercial para empreendedoras. Especializada em Gestão de Vendas, atua como Mentora de Negócios e fundadora do Empreendedora 360°
Thais Possobom
Comunicóloga, bacharel em publicidade e propaganda pela PUC Campinas. Pós-graduada em Negócios da Moda e Varejo pela Anhembi Morumbi, com extensão em Cool Hunting e Inovação pela Inova Business School. Trabalha com comunicação desde 2010, tendo passado tanto por agências e assessorias, quanto pelo departamento de marketing de grandes empresas, como a Robert Bosch e o Grupo Boticário. Já esteve à frente da comunicação da marca americana Revlon, sendo responsável pela gestão da marca no mercado brasileiro. Desde 2017 trabalha como consultora de branding para pequenos negócios da moda e áreas criativas através da Ânima Fashion.
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