Liberta – Curso de (Trans)Formação em Consultoria de Imagem – 2022 T3 – de 20/09/22 a 23/01/23, online ao vivo, 10h às 12h
Querida, aluna! Bem vinda ao nosso Liberta!
Queremos que seu negócio de consultoria de imagem floresça, mesmo em tempos desafiadores como estes que estamos vivendo. Queremos que você se sinta feliz e segura com suas práticas de negócio – e que se sinta amparada para transformá-las caso deseje ou precise. Nosso curso online, o Liberta – (Trans)Formação em Consultoria de Imagem foi criado para dividir as vivências de profissionais experientes. Te mostramos nossos erros e acertos para que com eles você atue de forma muito mais consciente.
Ana Vaz, comunicóloga há 25 anos, consultora de imagem há 18, e Bruna Guadaim, especialista em estratégia há 12 anos e consultora de imagem há 5, encabeçam um time de docentes que acredita em compartilhar conhecimento desavergonhadamente. Topa?! Esperamos por você!
MÉTODO LIBERTA: foi criado por Ana Vaz com o objetivo de ajudar consultoras de imagem a construir a identidade e o posicionamento visual de seus clientes de forma mais autêntica, personalizada, empática e coerente. O Liberta entende que a consultora de imagem precisa reconhecer a existência de padrões de beleza e estereótipos e a partir deste reconhecimento aprenda a trabalhar construindo identidades visuais cada vez mais singulares e diversas. O Liberta defende, ainda, que todos os corpos femininos têm valor, e que não há um modelo de correção corporal a seguir durante a consultoria de imagem, mas sim a habilidade de entregar à dona de cada corpo a percepção corporal desejada por ela – não pela consultora, indústria da moda ou da beleza. Defendemos a construção de um negócio de Consultoria de Imagem pautado na liberdade, acolhimento e respeito à diversidade racial, cultura, de gênero e estética. Privilegiamos a cocriação com a cliente e enxergamos as profissionais de CI como facilitadoras na construção da identidade visual desejada.
COMO FUNCIONA NOSSO CURSO ONLINE?
- Nesta modalidade todas nossas aulas são ministradas online, ao vivo, às terças e quartas, das 10h às 12h, de 20/09/22 a 23/01/23 (com exceção das quartas 29/06 e 31/08). Nas semanas em que houver feriado na terça ou na quarta a aula será reposta na mesma quinta daquela semana, como nos dias: 13/10, 03/11 e 17/11.
- Período de férias: de 15/12/22 a 16/01/23.
- Carga horária total: 56 horas de aulas online (28 encontros) + 2h de mentoria individual pós-curso. Estimamos que você precise de pelo menos mais 30h para estudos (exercícios práticos, leituras, vídeos, podcasts, etc.).
- Importante: durante nosso curso online, você participará de um atendimento online de cliente (uma modalidade de serviço que vem ganhando força e relevância no mercado).
O curso está dividido em 4 módulos ministrados totalmente de forma digital, cada um com um papel específico na (trans)formação do consultor.
MÓDULO 1 – IMAGEM PESSOAL, CONSULTORIA DE IMAGEM E A CULTURA DA APARÊNCIA
- Cenário atual e cenários futuros.
- Macroambiente antes e depois covid-19.
- Comportamento do consumidor antes de depois do Covid-19.
- Consultoria de imagem para os Século XXI: o que é consultoria de imagem e seu papel antes e depois do Covid-19.
- Experiência do cliente na consultoria de imagem contemporânea.
- Método Liberta: o cliente no centro da consultoria de imagem.
- Cultura da aparência e formação do gosto
- Aparência e comunicação não-verbal:
- Beleza, identidade e controle.
- Formação de opinião, imagem projetada, imagem percebida e vieses inconscientes.
- Construção e Linguagem da aparência: papel simbólico das cores e formas em roupas, calçados, acessórios, cabelos e looks.
- Estilo pessoal
- Estilos universais x estilo pessoal singular x identidade visual transitória.
- Diagnóstico de estilo ao longo do processo.
- Investigação ativa de gostos pessoais.
- Sustentabilidade, consumo responsável e consultoria de imagem.
MÓDULO 2 – IMAGEM PESSOAL, VALORES PESSOAIS E IDENTIDADE VISUAL APLICADA
- Técnicas para construção da identidade visual, personal styling e produção de looks.
- Coordenação de cores, estampas, texturas e materiais.
- Coordenação de estilos visuais
- Identidade visual aplicada: produção de looks na composição da identidade visual (pessoal e/ou profissional) de clientes.
- Produção de looks para o varejo de moda: da vitrine ao provador.
- Dress codes sociais e profissionais no pós-pandemia.
- Morfologia corporal e empatia: entendendo a roupa, o corpo e a real demanda da cliente sobre sua beleza.
- Morfologia facial e empatia: entendendo o rosto, os cabelos e as possíveis demandas para acessórios e cortes de acordo com a cliente.
- Identidade visual e o uso/escolha de tecidos, modelagens e personalização.
- Investigação ativa do cliente:
- O papel da anamnese no atendimento ao cliente.
- Técnicas e métodos de entrevista com o cliente (0nline e offline)
- Entrevista com foco no mapa de estilo e identidade visual.
- Investigação e escuta ativa ao longo do processo
- Processo de atendimento do Método Liberta
- Mapa de Estilo e Identidade Visual: teoria e prática.
MÓDULO 3 – CONSULTORIA DE IMAGEM NA PRÁTICA: ATENDIMENTO ONLINE DE CLIENTE.
- Processo de atendimento online em consultoria de imagem: aplicação prática da resolução de problemas/dores da cliente de consultoria e/ou construção de identidade visual.
- Orientação de conduta para a anamnese em grupo: construção de scripts de serviços para o atendimento online.
- Anamnese e orientações para a cliente.
- Construção dos mapas de estilo e/ou de identidade visual
- Aplicação prática para solução das demandas da cliente.
- Produção de looks, aplicação prática de identidade visual, construção de lista de compras
- Realinhamento de mapa de estilo e construção de material didático para a cliente.
- Escrita conectiva e sua aplicação no material didático de cliente e matérias de apoio da consultoria de imagem.
MÓDULO 4 – O NEGÓCIO DA CONSULTORIA DE IMAGEM
- Marketing & Inteligência de mercado
- Introdução ao marketing e à inteligência de mercado
- Mix de marketing.
- Marketing 4.0- na era digital.
- Entenda seu cliente
- Identificação de público-alvo.
- Segmentação de público-alvo: demográficos e comportamentais.
- Construção de personas.
- Entenda a sua concorrência
- Análises estratégicas- swot, 5 forças.
- Estratégia
- Posicionamento estratégico.
- Estratégia genérica competitiva.
- Modelagem de negócios
- Modelo inicial de negócio
- Design de serviços em consultoria de imagem:
- estruturação de pacotes e script de serviços off line e online, possibilidades para o seu mix de serviços.
- Introdução à precificação de serviços da consultoria de imagem.
- Produção de Conteúdo
BÔNUS – #VAMOSJUNTAS MENTORIA PRA VOCÊ
- Mentoria personalizada individual
- 2h por aluna
- Direcionamento pós-curso.
Local: curso ministrado online ao vivo pela plataforma Zoom.
OBRIGADA POR SUA CONFIANÇA!