
CONSULTORIA DE IMAGEM NÃO VIOLENTA. QUE HISTÓRIA É ESSA MINHA FILHA?!
Deixa eu te contar! Mas não antes de te dar as boas vindas ao Blog Liberta, um espaço para fomentar e falar justamente deste tema, da Consultoria de Imagem Não Violenta, e também do afeto e da responsabilidade que moram no vestir.
Nossas roupas, nossos acessórios, nosso penteado, nossa aparência, nosso estilo de vestir, nossa imagem não nos definem. Somos mais que nossas representações, mas é nelas que moram oportunidades valiosas de nos comunicarmos – com os outros e até mesmo conosco.
Levando em conta que passamos por transformações, aprendemos, reaprendemos, desaprendemos, mudados de opinião, de casa, de vida, de intenções, é preciso admitir que nossas representações também podem se transformar. A comunicação de quem somos e/ou de que intenções temos também pode mudar. Pode e deve! Não há necessidade, num mundo tão dinâmico, de ficarmos presas a regras e crenças que foram feitas para nos aprisionar e nos condicionar.
A Consultoria de Imagem Não Violenta é a que praticamos e ensinamos no Método Liberta. Ela parte do pressuposto que a comunicação visual que representa alguém precisa ser pensada a partir do singular, e não do universal; a partir das intenções de cada pessoa para consigo mesma, com o outro, com o contexto, com o seu mundo. Ela é de dentro para fora, e de fora para dentro, dinâmica e estratégica, afetuosa e cuidadosa. Na CINV a consultora é uma facilitadora, uma profissional com repertório amplo, responsável e qualificado, capaz de ouvir as demandas de cada cliente, compreender suas intenções e seu contexto e, aí sim, construir o melhor caminho de comunicação visual para aquela pessoa. Não há resposta pronta, não há fórmulas pré-concebidas, não é sobre correção das formas do corpo quando a cliente não vê o que mudar em si, não é sobre encaixar a cliente em modelos de estilo pessoal estereotipados. É sobre uma jornada singular. E ela pode ser longa e elaborada, ou pode ser prática e funcional. Sabe por quê? Porque a CINV entrega o que a cliente precisa, o que a cliente pede, e não etapas aglomeradas num pacotão que é oferecido para todo mundo, simplesmente porque a consultora quer que a cliente compre todos os seus serviços. A CINV entende que é possível entregar produção de looks para quem quer looks, projeto de identidade visual para quem assim o quer – e tantas outras opções entre um extremo e outro. A CINV não quer controlar a comunicação visual da cliente, mas sim facilitá-la no que que é pertinente e desejado, na medida, no que cabe na vida da cliente.
É sobre tudo isso e tantas outras coisas que vamos discutir aqui com você, querida colega consultora de imagem, querida possível cliente da CINV.